Chocolate deve ser mantido fora da geladeira, em local fresco e seco
Como toda a Páscoa, os deliciosos ovos de chocolate vão ser saboreados, provavelmente, em excesso. Mas sempre sobram pedaços de ovos espalhados pela casa. O que fazer com o chocolate que não foi consumido no momento em que o ovo foi aberto?
A recomendação dos especialistas em chocolate é não colocá-los na geladeira. "A umidade e as variações de temperatura afetam a textura e o sabor", diz Paula de Lima Azevedo, proprietária da Sweet Brazil.
Se o produto amoleceu, deixe-o em local bem fresco para que recupere a consistência. Em último caso, como em um dia muito quente, uma exceção pode ser aberta à geladeira: "Desde que o chocolate fique só por uns cinco minutos e longe de alimentos com cheiro forte", diz Azevedo.Na geladeira, o chocolate absorve o cheiro de outros produtos que estão no local. Para não correr o risco de comer chocolate com gosto de cebola, Azevedo recomenda embrulhá-lo em papel-alumÃnio* e colocá-lo no armário, dentro de um recipiente com tampa ou pote plástico*.
Bem fechado, longe da luz e do calor, o chocolate pode ser mantido dentro de um armário por um bom tempo. "O importante é ver a data de validade na embalagem", lembra a dona da Sweet Brazil.
Em geral, chocolates artesanais duram menos tempo do que os industrializados. Os ovos recheados também têm um prazo de validade menor do que os sem recheio.
Fonte: Folha de São Paulo
Como congelar alimentos
Congelar alimentos. Prática muito comum que facilita bastante o nosso dia-a-dia na cozinha. Mas não basta apenas guardar os ingredientes em qualquer recipiente e jogar no freezer ou congelador. É preciso alguns cuidados básicos para manter a qualidade deles.
Nessa hora organização é tudo. Use potinhos de plásticos, contanto que ambos tenham tampa plástica e fechem hermeticamente. E não se esqueça de retirar todo o ar quando for embrulhar os alimentos, além de etiquetar com o nome do prato e a data do congelamento. Indicamos os potes plásticos Método Lar – são herméticos e transparentes, o que facilita visualizar o conteúdo.
Congelando carnes
Antes de ir ao freezer, a carne deve estar limpa, com pouca ou nenhuma gordura, e embalada em potes plásticos* fechados hermeticamente ou filme de PVC*. Os pacotes devem conter a quantidade necessária por refeição, porém bifes e costeletas devem, além disso, ser embalados um a um.
As carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras. Carne de boi ou vaca congeladas, dura até doze meses no freezer.
Carne de porco ou vitela dura até nove meses. O descongelamento pode ser feito passando a carne para a geladeira cinco horas antes do uso para cada meio quilo, duas horas em temperatura ambiente ou no seu forno microondas na função descongelar.
Congelando legumes
Lave bem os legumes em água fria e só use aqueles que não estão maduros para congelar. Alguns necessitam a retirada de pontas ou fios. Devem ser picados em pedaços iguais e colocados numa peneira. Mergulhe-os rapidamente em água fervente e logo em seguida em água fria. Deixe esfriar. Escorra-os muito bem e embale-os em saquinhos plásticos* ou potes plásticos* fechados hermeticamente, na quantidade de uma refeição. Para consumir legumes congelados não é necessário descongelamento, basta colocá-los numa panela com água e sal e tampar até que fiquem cozidos.
Congelando aves
Para congelar aves no freezer deve ser utilizado filme de PVC* ou saco plástico*. Pode ser congelada, cozida ou crua. Quando crua, deve ser bem lavada. Em pedaços, congela-se um a um com filme de PVC* e coloca-se no saco plástico* a quantidade de uma refeição. Peru e frango duram até 12 meses. Miúdos permanecem por três meses. O fÃgado não se mistura aos miúdos no congelamento e dura apenas um mês. Patos e gansos duram até seis meses.
Congelamento de massas
Para evitar que ela fique ressecada, quando congeladas, pronta e com molho, faça da seguinte forma:
1 - Cozinhe a massa al dente (pois com o descongelamento e aquecimento, a tendência é que amoleça mais), misture com o molho, reservando uma certa quantidade dele, para o processo.
2 - No pote plástico*, onde será feito o congelamento, coloque um pouco do molho reservado, que será utilizado na confecção do prato e congele um pouco deste, sozinho. Assim que estiver bem congelado, coloque a massa sobre ele, normalmente. Regue com mais molho e leve para congelar, aberto. Depois de bem durinho, feche, date e pronto. Resultado: Quando o prato for descongelado e aquecido, o molho ficará lÃquido, umedecendo a massa, evitando o ressecamento. Funciona com qualquer massa.
*produtos da famÃlia Método Lar